domingo, 4 de novembro de 2012

Caça ao tesouro: vamos brincar?




Crianças a partir de 5 anos já podem brincar de caça ao tesouro. É tão divertido e ao mesmo tempo explora o raciocínio da criança e seu espírito investigador!!

Veja como funciona:

Um adulto poderá escrever as pistas numeradas em um pedaço de papel e esconder pela casa, playground ou outro local em que esteja.

A pista 1 você entrega na mão da criança e as pistas seguintes ela deverá encontrar até chegar ao prêmio final.


Veja um exemplo:

PISTA 1: macacos me adoram! (a pista deverá estar junto das bananas)

PISTA 2: tem muito chulé por aqui! (na sapateira)

PISTA 3: por aqui só posso sair acompanhada por um adulto (na porta da sala)

PISTA 4: aqui tá muito frio!(geladeira)

PISTA 5: me ache rápido, antes que eu me molhe! (dentro do chuveiro)

PISTA 6: aqui seus dedos podem tocar em todo o alfabeto (no teclado do computador)

E por aí vai, de acordo com a sua criatividade! O grau de dificuldade deve aumentar de acordo com a idade das crianças!!

Competição: para a brincadeira ficar mais animada, você poderá dividir em 2 equipes, com dicas distintas, para ver quem chega ao prêmio primeiro.

Mais divertimento:
Coloque pistas dentro de garrafas vazias ou dentro de bexigas para a criança estourar;
Use mapas para mostrar alguma localização, contando os passos;
Use códigos, desenhos, etc.
Deixe as crianças fantasiarem-se de detetives ou piratas;
Coloque pistas enterradas;
Envolva a família na brincadeira e deixe pistas com o avô, a bisavó ou uma tia.
Faça charadas!


Premiação: o prêmio final pode ser desde um simples cartaz de "Parabéns" até chocolates e bombons ou pequenas lembrancinhas. Que tal aquele chocolate de moedinhas??




E aí? Preparados?? A caça ao tesouro já vai começar!!!

10 comentários:

  1. Quando eu era pequena, uns 7 anos, me lembro de ter participado de uma caça ao tesouro na festa de fim de ano da escola de inglês. Nossa, que difícil parecia ser.... adorei a dica!!
    beijos
    Carol
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão!
    Ja está anotada aqui!
    bjus
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Ah, na minha família sempre rolava essa brincadeira e eu e meus irmãos amávamos!!!!! Instiga a criatividade e o raciocínio da criança de forma lúdica e é muito divertido!! valeu a dica e me fez lembrar de bons momentos... beijos flávia #amigacomenta
    @gravidemae

    ResponderExcluir
  4. Oi Jamile, essa brincadeira é muito divertida e estimulante. As minhas filhas brincam sempre que vamos a algum hotel fazenda. Taí uma boa sugestão para brincarmos em casa também.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Que legal,tai essa é uma brincadeira que vou fazer lá no sítio,minha filha e as amiguinhas vão adorar.Munha filha adora aventura.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Os meninos adoram essa brincadeira!! Às vezes fazemos à noite, sendo a última dica encontrada no travesseiro ou na cama. É uma forma divertida de acabar o dia! Adorei a idéia de colocar as pistas em bexigas.

    ResponderExcluir
  7. Podemos fazer uma versão adulto? Amei o prêmio rs e amei a brincadeira :) Bjs
    Fabi - Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Legal a dica!! Brincava muito com meu sobrinho, que tem 11 anos, mas com minha filha nunca tentei!! Vai ser a próxima brincadeira pra quando tiver reuniãozinha de amigas!!

    beijão.
    #amigacomenta
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana! Brinquei muito com meus amigos quando éramos crianças; a diversão começava na hora de criar os mapas e as dicas.
    Beijos,
    Marusia
    #amigacomenta
    http://maeperfeita.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Faço sempre com os meus filhos e sobrinhos, inclusive no Natal e na Páscoa! Eles adoram e sempre pedem a brincadeira!!!

    ResponderExcluir